Tens ouvido falar nas aulas de Ciências da Natureza e lido no teu manual, de animais que possivelmente não conheces, principalmente se vives longe do mar ou de outros ambientes aquáticos.
Este conjunto de fotografias pretende mostrar-se alguns destes animais.
Línguado
É um peixe (vive em ambiente aquático) com forma achatada. Esta forma permite-lhe esconder-se no fundo do mar para que os predadores não o detectem.
Solha
Este peixe tem algumas semelhanças com o Linguado. Repara na forma do seu corpo e na posição dos seus olhos! Possivelmente já o comeste alguma vez, na cantina da tua escola.
Lapas
As lapas são moluscos e a maior parte delas tem uma concha (como as que estão na fotografia). Repara que os caracóis também são moluscos.
As lapas encontram-se com, facilidades nos rochedos à beira mar, quando a maré baixa. Quando se lhe toca, prendem-se com muita força à rocha, graças ao seu corpo que funciona como uma ventosa. São muito apreciadas na alimentação.
Mexilhão
O mexilhão também é um molusco, mas ao contrário da lapa, este é um bivalve (tem duas conchas). Desenvolve-se nas zonas costeiras, preso aos rochedos, junto à praia. Também há espécies de mexilhões que vivem em água doce. É possível encontrar mexilhões no Rio Tua e no Rio Sabor, enterrados na areia, na margem, a pouca profundidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário