quinta-feira, 15 de novembro de 2007

6.ºAno Sistema Respiratório


Fossas nasais – comunicam-se com o meio exterior pelos orifícios das narinas. O interior das fossas nasais está dividido em duas metades pelo septo nasal; a porção superior de cada fossa nasal em contacto com a base do crânio tem função olfactiva; a porção inferior tem função respiratória e é revestida por um epitélio rico em glândulas mucosas, cuja secreção humedece e filtra o ar inspirado.

Faringe – continuação das fossas nasais, constitui a passagem comum do ar em direcção à traqueia, e dos alimentos, em direcção ao esófago.

Laringe – situada entre a faringe e a traqueia; durante a deglutição, a laringe eleva-se ao mesmo tempo em que a epiglote fecha o orifício de comunicação com a faringe, impedindo que o alimento entre na traqueia. No interior da laringe encontram-se as cordas vocais.

Traqueia– um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, formado por uma série de anéis cartilaginoso, que o mantêm aberto.

Brônquios – as duas ramificações da traqueia, direita e esquerda, que penetram nos pulmões. No interior dos pulmões, os brônquios ramificam-se em tubos cujo diâmetro vai diminuído à medida que se subdividem, reduzindo-se finalmente a finíssimos canais, denominamos bronquíolos. Estes terminam nos alvéolos pulmonares.

Pulmões – são dois órgãos de consistência esponjosa, situados no tórax. Há entre eles um espaço denominado mediastino. É nos pulmões que o oxigénio do ar passa para o sangue e o gás carbónico do sangue passa para o ar atmosférico. Por essa razão, os dois pulmões são considerados os órgãos essenciais da respiração.

Fonte: Brasil Escola
Outra ligação para uma explicação mais aprofundada, aqui.

Sem comentários: