quinta-feira, 15 de novembro de 2007

1800 crianças aprendem a preservar a água

Quase 1800 alunos do segundo ciclo do ensino básico vão participar num projecto pioneiro de preservação dos recursos hídricos, promovido pela empresa Águas de Trás-os-Montes (AdTMAD), e que conta com o apoio da UNESCO, da União Europeia e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entre outras entidades. Foi apresentado ontem em Vila Real.

Os estudantes integram 62 turmas de 31 municípios da região transmontano-duriense e o projecto designado "Água e Sustentabilidade" poderá, no futuro, "vir a ser implementado em outras regiões do país", como defendeu, por exemplo, Maria do Carmo Cunha, da APA.

Cada escola irá receber, entre diverso material pedagógico e interactivo, dois GPS, que permitirão aos alunos experiências na área da georeferenciação.

Trata-se do primeiro projecto português presente na iniciativa promovida pela UNESCO da Década Internacional da Educação para a Sustentabilidade e inclui um Museu Virtual da Água. Um espaço que pretende ser "um álbum de memórias colectivas da região na Internet, sublinhando a relação entre a Água, a Cultura e o Território", explicou Alexandre Chaves, administrador da AdTMAD.

O embaixador da UNESCO em Portugal, Andresen Guimarães, lembrou que "não é possível dissociar o desenvolvimento da sustentabilidade, sendo fundamental o equilíbrio entre as duas vertentes". Aquele responsável exortou os mais jovens a que "sejam os primeiros a ajudar na tarefa de preservação da água, recurso que no passado era gratuito, mas que deixou de ser, e tem de ser gerido, cuidado e não poluído, a bem do futuro de todos".

O projecto inclui palestras, visitas de estudo ao longo do presente ano lectivo e várias iniciativas durante o mês do Ambiente (Junho). Será, ainda, promovida uma exposição designada "Águas passadas ainda movem moinhos".

A turma que mais contribuir para o Museu Virtual será premiada com uma viagem de três dias à ExpoZaragoza 2008, a grande exposição sobre Água e Sustentabilidade, em Espanha.

A iniciativa conta, ainda, com o apoio da União Europeia, através dos programas Feder, Interreg III- A.
Ermelinda Osório
Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: