sexta-feira, 30 de maio de 2008

6.ºAno - Tabagismo

Tabagismo significa abuso de tabaco.
É o vício de fumar regularmente um número considerável de cigarros, cigarrilhas, charutos ou tabaco de cachimbo. Fumar predispõe para o cancro do pulmão e outros, bronquite e enfisema pulmonar, úlcera gastro-duodenal, doenças cardio-vasculares e acidentes vasculares cerebrais. As mulheres fumadoras grávidas podem prejudicar o desenvolvimento e a viabilidade do feto. Os fumadores também prejudicam a saúde dos não fumadores junto de quem vivem, que acabam por ser fumadores contra vontade ("fumadores passivos").


Efeitos do tabaco no ser humano
  • No aparelho respiratório, 90% dos cancros são devidos ao tabaco.
  • No aparelho circulatório, a angina de peito, o enfarte do miocárdio, a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral são algumas das doenças mais frequentes.
  • Na área oto-rino-laringológica, 65% dos cancros da boca são devidos ao tabaco bem como a diminuição do olfacto e tendência para rouquidão.
  • No aparelho urinário, o tabaco pode provocar cancro da bexiga.
  • Ao nível sanguíneo, provoca alterações da coagulação.
  • Na mulher, o tabaco aumenta o risco de cancro do colo do útero e em combinação com a toma da pílula contraceptiva, aumenta o risco de trombose venosa.
  • No recém-nascido, o tabagismo da mãe aumenta o risco de malformações, parto prematuro, baixo peso ao nascer e síndrome da morte súbita.

Calcula-se que cerca de dois milhões e meio de pessoas morrem anualmente em todo o mundo, devido ao tabaco. Por isso, a Organização Mundial de Saúde propõe a luta, por todos os meios, contra esta autêntica epidemia dos tempos modernos.


Fonte: Portal da Juventude

Recursos online:

2 comentários:

Anónimo disse...

Frequento o 7º ano e acho o vosso site muito bom e muito educativo tais como os sites que estão referidos abaixo.
Estendam mais os vossos conteudos e ponham talvez alguns jogos educativos o que tornará o site mais apelativo.

Anónimo disse...

pudia ver o que se passa a vossa volta !! nos adolescente quase nao liga-mos a isso mas é verdada! hoje em dia quase todos os adolescentes fuma! deixem de fumar eu ja tive uma expriÊncia nada agradavel. ass: eduardo da escola profissional de valongo